sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Tradições 2008

"As Tradições vieram para ficar e, de ano para ano, crescem ao sabor do que nos é mais próximo. A nossa gente, a nossa música, o nosso folclore, a nossa etnografia, a nossa gastronomia, a nossa arte... Tudo e todos juntos para dar vida a um evento que arrasta multidões e que desperta o interesse de muitos forasteiros."

Este ano, os 4 Desfiles Etnográficos das Tradições vão ser dedicados a temas diferentes:
30 de Agosto - Desfile de Vestidos de Chita
31 de Agosto - Mostra de Aventais
6 de Setembro - Profissões de Outrora
7 de Setembro - Mostra de Cestos de Flores de Papel
(Retirado do sítio da Câmara Municipal de Campo Maior)

Poderão obter mais esclarecimentos, sobre o programa clicando aqui.


A nossa vila, irá ter por parte do Município a organização de uma festa que dá pelo nome de Tradições, desconhecendo-se que as mesmas sejam organizadas por alguma associação...
Estas iniciativas são importantes, não só para sustentar as nossas Tradições mas também para as divulgar, "comunicando" também desta maneira Campo Maior para o exterior.
Acho que estas festas seriam, um óptimo complemento das nossas Festas do Povo, juntando o útil ao agradável.

Embora isto, não serão uma mera via de escape às Festas do Povo? Curiosamente até a data é muito parecida.

Por exemplo, desde quando existem a tradição dos vestidos de chita na nossa vila?

Cumprimentos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Festas do Povo, das Flores e dos Artistas!

Festas do Povo, Festas das Flores e Festa dos Artistas, três designações, uma Festa com F bem grande!
O Povo de Campo Maior, liberta toda a sua imaginação e arte para troços de papel, que dão vida a mundos completamente distintos, porém belos cada um à sua maneira, em suma, pode dizer-se que é a expressão cultural de um Povo em todo o seu esplendor.

As Festas não se organizam vai para quatro anos, atendendo aos registos que pesquisei existem alturas com bem mais anos de distância de Festa para Festa.

Existem cópias das nossas Festas por algumas localidades, um dos exemplos mais conhecidos é o do Redondo. Falou-se, que as Festas iriam ser alvo de uma candidatura à UNESCO como Património Nacional, desconheço como tal se processa, ao que apurei as Festas teriam de se realizar num espaço de x anos y vezes. Esta pretensão serviria então como salvaguarda às “imitações”.

O que me despertou a atenção, para posteriormente escrever este post, foi o texto que se segue:

"A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DAS FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR COMPETE A UMA ASSOCIAÇÃO LEGALMENTE CONSTITUÍDA PARA O EFEITO. EM VIRTUDE DA DIRECÇÃO ADMINISTRATIVA DA MESMA SE TER DEMITIDO NÃO É POSSÍVEL REALIZAR AS FESTAS DO POVO EM 2008."
(Site da Câmara Municipal de Campo Maior, Notícias curtas)

Este sacudir a água do capote não resolve nada, ao mesmo tempo que se escreveu isto devia ter-se pensado numa solução…”ora vamos lá ver, já que em 2008 não foi possível que podemos fazer para que se realizem em 2009?”

De quem é a culpa da não realização das Festas no ano presente? Da Câmara? Da Associação (que ao que se diz não existe sequer neste momento)? Ou de terceiros?

A criação duma empresa municipal, que organizasse as Festas, seria uma solução? Existem outras soluções? Quais?


Cumprimentos Campomaiorenses!


ps: comentem e não deixem de votar na questão relacionada com o tema, colocada no blog.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Campo Maior inaugura complexo de piscinas de nível ibérico :)

O município de Campo Maior pretende inaugurar, dentro de dois meses, um complexo de piscinas de água quente «único no Alentejo e na Extremadura espanhola», equipado com jacuzzi e spa, num investimento de quatro milhões de euros. (...)

De acordo com o autarca, o complexo, em fase final de construção, vai ser inaugurado dentro de «dois meses», depois de um investimento que ronda os quatro milhões de euros, e servirá para «atrair a Campo Maior banhistas de ambos os países».

Os banhistas, além da piscina de água quente, vão poder usufruir de um vasto conjunto de valências instaladas no espaço, como spa, jacuzzi ou banho turco, tendo também a possibilidade de praticar hidroginástica e hidroterapia.

A piscina estará ainda adaptada para acolher campeonatos oficiais de natação e com uma área para tratamento de recuperação para idosos.

«Este espaço é uma mais-valia para o Alentejo e para a Extremadura espanhola, uma vez que, junta num só espaço uma série de vertentes de lazer», explicou o autarca.

O espaço onde está em construção a piscina, cujo investimento é suportado pela autarquia e pela empresa municipal Campo Maior 21, ocupa uma área total de 4.700 metros quadrados.

Além de design moderno, o edifício vai ser dotado de uma arquitectura inteligente, de modo a que todas as divisões recebam luz natural.

O complexo terá ainda instalado um sistema de painéis solares para permitir que o próprio edifício possa gerar grande parte da energia necessária para o seu funcionamento.

«Vai ser um espaço com muita dignidade e com sustentabilidade», asseverou João Burrica.

( terça-feira, 19 de Agosto de 2008 in Diário Digital / Lusa)

A piscina apresenta-se como uma mais valia para a nossa vila? Acho que não existem dúvidas que sim, porém será que não existem outros investimentos que seriam mais prioritários? Se sim, quais?

Façam o favor de comentar.

Cumprimentos caros conterrâneos!


ps: se quiserem aprofundar o vosso conhecimento, sobre alguns aspectos mais "técnicos" deste assunto, sugiro que consultem: www.siripipi-alentejano.blogspot.com

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Feira de Santa Maria de Agosto


A tradicional Feira de Santa Maria de Agosto de Campo Maior realizou-se, este ano, entre os dias 14 e 17 do corrente mês. A edição deste ano da Feira teve lugar na zona do Jardim Municipal e foi complementada com um "riquíssimo"(ironia) programa de espectáculos musicais, no Largo dos Carvajais. A Feira de Santa Maria de Agosto, tever lugar na artéria de entrada do Jardim Municipal. (adaptado site Câmara Municipal de Campo Maior)

Bem, temos aqui um belo assunto!!! Desde logo se levanta a questão sobre a necessidade desta feira, será que existe a necessidade de se organizar a amostra-feira? O conceito desta feira será o correcto? Não chega o mercado?

Na minha humilde opinião, acho que a feira se organiza só para cortar uma parte da artéria circundante da "Avenida" e com isso chatear as pessoas!!!LOL

Cumprimentos

ps: Não curto de artistas que urinam nos wc's dos cafés e não consomem nada!!!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Olá Campo Maior!!!Olá Mundo!!!


Vila Leal e Valorosa de Campo Maior, eis o novo Blog da nossa querida e amada vila!!!
Local de reflexão, dos assuntos mais mediáticos da nossa vila, entre outros assuntos de índole variada.
Opinem...discutam...equacionem...divulguem... e divirtam-se, sem esquecer o respeito e as boas maneiras, não esqueçam, um blog não é uma taberna!

Numa primeira fase, serão aceite comentários de usuários não registados, tal deverá ser alterado, conforme o rumo dos acontecimentos.

Cumprimentos caros Campomaiorenses!

domingo, 17 de agosto de 2008