sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Mais & Menos (4)

Como habitualmente, hoje é dia de Mais & Menos, desde já desejo-vos um excelente fim-de-semana, fazendo votos que estes últimos dias de São Mateus sejam um sucesso.

Mais – Por vezes não são nehumas, as vezes desmultiplicam-se, falo das iniciativas da Câmara Municipal de Campo Maior. Este Mais, vai para as três iniciativas anunciadas esta semana no sítio do Município, sendo este responsável pela sua organização, são elas: Informática Sénior, a Caminhada Saudável e por último, o Primeiro Campeonato de Futsal de Campo Maior.
Boas iniciativas, deveriam seguir-se mais deste tipo, para uma qualidade de vida melhor e mais diversificada.

Menos – Este Menos não é desta semana, mas sim de várias semanas mesmo, falo das facturas da água da Aquamaior.
Enquanto a chancela da água esteve entregue a Câmara Municipal, nunca se ouviram "grandes" reclamações e quando existiam, eram ouvidas e estudava-se o problema.
Desde algumas semanas oiço os Campomaiorenses a queixarem-se das facturas da água, da sua enorme inflação, não devido exclusivamente ao aumento da tabela de preços, mas sim dos diversos erros que se vão cometendo. Além isto, o trato das pessoas pela empresa espanhola não é o melhor, eles têm sempre razão, “esta lá no contador essa contagem”, “pode pagar por prestações” – são estas as frases ditas e repetidas, pela Aquamaior. Não existe por parte desta empresa explicações plausíveis, repetem sempre as frases transcritas acima.
Na sua altura falei, sobre o atraso da facturação da água por parte da Câmara, o facto é que já ninguém percebe o que se passa! Uma explicação por parte da Câmara e da Aquamaior seria muito oportuna.

Cumprimentos

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Qual deverá ser a prioridade do Município?!?!

Bem tive de lançar a votação sem post, devido à falta de tempo.

Existem na nossa Vila algumas carências, devido a tal, existem algumas que devem ser colmatadas com uma maior urgência. Escolhi entre estas, as seguintes:

1. A reparação da rede viária, mais precisamente as estradas de Ouguela e a Barragem do Caia;
2. A manutenção e reparação do património histórico;
3. A limpeza e manutenção da Barragem do Caia;
4. Arranjar as entradas da vila;
5. A atracção de novas empresas.

Cada um dos itens referidos, merece uma atenção especial por parte do Município, o objectivo é perceber o que os Campomaiorenses acham que merece uma acção mais rápida.

Na minha opinião, todas as referidas merecem a atenção da Câmara, mas acho que a atracção de novas empresas, é a mais importante, pois Campo Maior esta essencialmente dependente de três empregadores (indústria do café, município e fábrica da Borracha), sei que não é uma tarefa fácil, porém seria muito importante atrair algumas pequenas e médias empresas. A forma de o fazer, bem existem várias, nomeadamente a nível de infra-estruturas e isenção de algumas taxas.

Cumprimentos.

PS: A Câmara não está "destacada" para reparar o património histórico, porém deverá pressionar as autoridades a que tal compete e se necessário arranjar soluções alternativas.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Novas e Boas Iniciativas do Município de Campo Maior

A Câmara Municipal de Campo Maior, anunciou hoje no seu sitio na Internet, duas novas actividades de louvar.

  • Informática e Internet

A primeira têm em vista a aprendizagem por parte da população sénior, das novas tecnologias de informação. O que me parece uma óptima ideia, nos dias que correm urge a necessidade de se “informatizar”, além isto sempre poderão aprender a navegar e vir aos Blogues Campomaiorenses deixar umas opiniões.


Eis o texto que podem encontrar no Sitio do Município:

Com vista a proporcionar à população sénior do concelho mais uma opção de lazer e de ocupação dos tempos livres, a Câmara Municipal de Campo Maior vai promover sessões de iniciação à informática e ao uso da Internet. A iniciativa vai decorrer no Centro Comunitário nas manhãs de 3ª a 6ª feira, em horário a designar consoante o número de inscrições. Para mais informações e para fazer a sua inscrição dirija-se ao Centro Comunitário."


  • Caminhada Saudável

A segunda visa celebrar o Dia Mundial do Coração, através de uma “Caminhada Saudável”, a dita terá o seu inicio dia 28 de Setembro, pelas 9h30, estando a partida prevista do Centro Comunitário.
Mais iniciativas destas se deviam seguir, nomeadamente para públicos mais jovens, pois o sedentarismo é cada vez mais uma realidade, que traz consigo sérios problemas de saúde com o passar dos anos.

Eis o texto que podem encontrar no Sitio do Município:

No próximo dia 28 de Setembro, Campo Maior celebra o Dia Mundial do Coração com uma “Caminhada Saudável”, com partida do Centro Comunitário pelas 9h30.

Deste modo o Câmara Municipal de Campo Maior incentiva a prática do desporto como modo de manutenção da saúde e prevenção de várias doenças, nomeadamente do foro cardiovascular.

Durante o percurso haverá uma paragem para que todos os participantes possam medir a tensão arterial.

A caminhada termina no Jardim Municipal com uma sessão de actividades ritmícas orientada pelos técnicos de desporto da Autarquia. As inscrições para a “Caminhada Saudável” são gratuitas e podem ser feitas no Centro Comunitário de Campo Maior.”

Boas iniciativas sem dúvida, aguardam-se por mais deste tipo!

Cumprimentos.

PS: Rítmicas e não ritmícas. Início e não inicio. By Prof. Pardal!

Divisão de opiniões em relação às "Tradições"!

Esta Sondagem, não tirou as dúvidas sobre a concordância dos Campomaiorenses com as “Tradições”.
O Sim venceu com uma ligeira vantagem, uma diferença de 4 votos num total de 88.
• SIM 46 votos, 52%
• Não 42 votos, 47%

O que vem confirmar esta sondagem, é a divisão de opiniões relativamente a esta festa.
As discordâncias na sua maioria, são pelo facto de algumas pessoas defenderem que as “Tradições” não passam de um esquema para fazerem esquecer as Festas do Povo. Porém, outros dizem identificar-se com as “Tradições”, dizendo inclusivamente, que esta festa é um espelho do nosso passado, um reviver de memórias.

Na minha opinião, não concordo plenamente com o molde das tradições, porém gostei de ver a alegria das pessoas nas ruas e toda a movimentação que se formou durante os desfiles. Acredito que existem mais formas de honrar as nossas verdadeiras tradições, a começar por um Museu Etnográfico, à imagem do que acontece por outros lados com raízes e tradições bem vincadas.

Defendi aqui, faz algum tempo, que algo que gostaria de ver seriam as "Tradições" juntamente com as seculares Festas do Povo, isto nas actividades que forem compatíveis (Varandas a S.João, obviamente não fariam lógica).

Que acham do resultado da sondagem?

Cumprimentos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Festas do Povo em Perigo? (2/2)

Um dos grandes problemas, das Festas do Povo é a carência de equipamentos.
As diversas pessoas que passaram pela organização das Festas, não tiveram uma visão futurista. Os diversos equipamentos necessários à realização das Festas representam um investimento significativo, quando falo em equipamentos, poderemos ter por base os parques de estacionamentos e as casas de banho, refiro estes dois por serem da responsabilidade da organização.
Os referidos deveriam ter sido construídos aos poucos, tendo em conta as diversas edições ocorridas. Porém, tal não é assim! Quer isto dizer, que para se “fazerem” as Festas é sempre necessário um investimento a este nível, pois nunca se fez nada para mudar esta situação.
Obviamente, não digo que comecem a construir casas de banho em todas as ruas, porém poderiam existir algumas em locais estratégicos, mesmo que depois seja necessário contratar uma empresa da especialidade seria um investimento muito mais reduzido.
Quanto aos parques, seria impossível fazer todos de raiz, pois dificilmente iriam ter utilização, porém poderiam existir alguns. Faz algum tempo ouvia-se dizer que iriam fazer um parque para os veículos pesados, pois bem seria uma solução para um dos parques.

A Associação das Festas do Povo definiu que as Festas se “deveriam” realizar de quatro em quatro anos, antes de terem feito tal, deveriam ter criado em conjunto com o Município as condições necessárias que sustentassem as ditas, os tais equipamentos entre outras medidas.

Além disto Campo Maior, tem falta de outras infra-estruturas ao nível da restauração e hotelaria, porém aqui só o investimento privado poderá absorver algumas destes casos, sendo tal improvável.

Os equipamentos referidos (casas de banho, parques...), apresentam um investimento muito significativo como já foi referido.
Poderá a falta de visão futurista das diversas organizações comprometer o futuro das Festas do Povo?

Cumprimentos.

PS: São Mateus de molho, mas estava agradável!

domingo, 21 de setembro de 2008

Comentário da Semana (4)

Escolhi para esta secção hoje, dois comentários, um do Sr. Siripipi Alentejano o qual exponho parcialmente e outro do Sr. Zé Camões. Porque ambos se complementam, embora com perspectivas diferentes. Ambos foram feitos no post exposto no passado dia 16, com o título “João Burrica entre o Péssimo e o Excelente”.

Passo a citar os comentários:

João Burrica ao longo do seu mandato usou dois pesos e duas medidas. A primeira porque é um político que está na política para se servir e não para servir os outros, basta ver: entregou a águas em baixa a um grupo espanhol a Aquália e em contra partida colocaram o seu filho Engenheiro Técnico nos Quadros da Empresa, segundo abriu concurso para a admissão de um Técnico Superior da área de Educação Física e quem entrou, o seu Filho. É importante saber que os métodos de selecção foram a avaliação curricular e a entrevista pessoal de selecção, se na primeira o filho tinha pior ou melhor curriculum que os outros o resultado não interessaria pois em caso de igualdade o desempate far-se-ia na entrevista e aí, mesmo o Presidente não fazendo parte do Júri, este mereceria melhor classificação por ser filho de quem era. Diz o Povo "Gato escondido com rabo de fora"! (…)
(Siripipi Alentejano/16 de Setembro de 2008 14:15)

"Claro que é natural que o Sr. Presidente favoreça o seu filho, como eu favoreceria um filho meu, se fosse o caso. No entanto o SR. em causa deveria encontrar uma solução para as outras pessoas, uma vez que elas foram claramente lesadas em prol de um favorecimento “especial”.
O lamentável é o estimado presidente fingir que ninguém vai ver essa situação, é vergonhoso, fazer isso e ainda mais vil é estar-se nas tintas para os restantes munícipes, é uma falta de ética e de tudo.
Devia haver uma auditoria, pois isso é claramente abuso de poder e favorecimento."
(Zé Camões/16 de Setembro de 2008 18:17)

É óbvio que todos os pais querem o melhor para os filhos, mas será que é este o país que queremos?
Não estou a falar na situação acima descrita em particular, pois o dito acima é um espelho da realidade portuguesa. Digo mais, isto da “cunha” desde há largos anos que vem sendo uma constante, até para certas situações menos usuais se faz uso de tal, o primo...o irmão da namorada...o amigo! Tudo serve!
Será justo que existam pessoas capacitadas para um determinado cargo, que sejam suprimidas em detrimento doutras que tenham a puta da “cunha”? Quer-me parecer que não.

E vocês que acham disto?

Cumprimentos.