sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Menos: A Hutchinson e a Crise!

Hoje não vai haver Mais & Menos e não por falta de situações. Hoje vamos ficar restringidos ao Menos (opção tomada a pedido de várias famílias)!

Hutchinson:
A Hutchinson, multinacional Francesa chegou a Campo Maior há mais de uma dezena de anos, "trazendo" consigo um "bom par de empregos" para os Campomaiorenses e não só, em alternatica à indústria do café e ao Município.

Algumas dezenas de pessoas, na sua maioria Campomaiorenses e Elvenses, passam por estes dias momentos difíceis. A crise que afecta o mundo e que muitos de nós pensam que não nos vai afectar neste cantinho, esta aí e as suas afectações também.

Não sei o número correcto, mas são há volta de 30 pessoas aquelas que viram os seus contratos a não serem renovados pela Hutchinson. Além isto, algumas das pessoas a contrato assinam por prazos que chegam a ser semanais ou quinzenais, vivendo estes numa incerteza constante.

A Hutchinson produz entre outras coisas componentes para automóveis, a crise tem afectado muito as marcas automóveis, havendo cortes de produção de automóveis e consequentemente uma diminuição das encomendas dos componentes necessários para a produção dos referidos. Como tal, deixaram de chegar "algumas" encomendas a Hutchinson e a empresa viu-se na obrigação de não renovar alguns contratos e renovar alguns a curto prazo, como já foi referido. Apesar se viver esta situação descrita, não acredito que exista o perigo da Fábrica encerrar.

Resta esperarmos que sejam tomadas a nível mundial medidas que permitam uma melhor recuperação económica mundial. Os dados não são os melhores, porém existem já algumas acções positivas tomadas.

A Crise:
A crise é uma bola de neve, que tem vindo a crescer, em Portugal desde que o Governo (altura do Durão e Manuela Ferreira Leite, o famoso apertar o cinto) tomou medidas para reduzir o défice, começou toda uma depressão, basta ligar a televisão desde há alguns anos e ouvimos falar na crise. Défice que teve origem no despesismo da governação do Eng. Guterres.

Como se tal não bastasse, temos agora uma crise económica mundial, que teve origem nos Estados Unidos da América (EUA) no mercado imobiliário e na Banca (maldito crédito fácil/imediato). Esta crise alastrou-se pelo mundo, originando uma recessão mútua, ou seja, tanto a Europa como os EUA não vão crescer economicamente.

Isto vai afectar o mundo mais do que se pensa, não gosto de ser nem sou negativo por natureza, mas esta situação é grave e soa por aí que por Campo Maior poderá haver mais despedimentos. Esperemos que a situação económica mundial mude e a “Fábrica da Borracha” volte a ter muitas encomendas.

Para as pessoas que se encontram nesta situação de incerteza e desemprego, desde o “Ó mê belo Campo Maiore…”, desejamos-lhe a maior sorte do mundo e muita força!

Cumprimentos.

PS: Bom fim-de-semana.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

À Atenção dos Norte-Alentejanos: PIDDAC para 2009 – Distrito de Portalegre uma Palhaçada!

Foi numa das minhas incursões pela internet, que li um documento realizado pelos “Verdes”, exposto no site PRAVDA.RU (do qual não tinha conhecimento, mas que pelo RU percebesse de imediato a sua origem e ideologia) que obtive estas informações tão “fofas”:

“O “nosso” Governo despreza o distrito de Portalegre no Orçamento de Estado – PIDDAC para 2009. No PIDDAC para 2008 (anterior) estava proposta uma verba para o distrito de Portalegre de 45.328.226 euros; para o PIDDAC 2009 propõe-se apenas 27.669.759 euros, o que representa uma quebra de investimento de 39%, o que é por demais significativo e prejudicial para um distrito e uma população tão afectados pelos efeitos da interioridade, efeitos esses que o Governo ainda faz sentir mais, quando decide baixar brutalmente o seu próprio investimento nessa região do país.”

Além isto…

“O distrito de Portalegre é, de todos os distritos do país e regiões autónomas, o que leva a maior quebra de investimento, no PIDDAC para 2009. É, por isso, o distrito que o Governo PS mais abandonou!”

Como se não bastasse…

“Incompreensivelmente mais de metade dos concelhos do distrito de Portalegre não têm um único projecto onde o Governo pense investir, a saber: Arronches, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Marvão, Nisa e Sousel. O Governo demonstra assim que abandona claramente este distrito em termos de investimento!”

Aqui temos mais…

“Preocupante é também que em relação a Ministérios tão importantes para a promoção do desenvolvimento e para a garantia de direitos às populações, como o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, ou o Ministério das Obras Públicas tenham pura e simplesmente zero euros de investimento no distrito de Portalegre, isto é, absolutamente nada!!!”

Quer dizer, que estamos ao abandono, somos umas das regiões mais necessitadas, mas pelos vistos ainda iremos sê-lo mais no futuro.

De mal a pior… E não venham com o "Estamos em crise!". Pois levamos uma vida em crise! Não se pode justificar tudo com esta maldita palavra! Ou pode?

Quem acham desta situação?

Cumprimentos.

PS: Caso tenham curiosidade, podem consultar o documento na íntegra aqui.
PS1: Espero que não se tenham "esquecido" do TGV, valha-nos isso!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nova Sondagem: Falta de Informação em Campo Maior?!?!

É certo que não vivemos em Lisboa, que estamos numa Vila, em que nem sempre existe grande intensidade de notícias. Porém, muitas vezes torna-se complicado obter informações sobre a nossa Vila.

Faz algum tempo, dediquei um post à Rádio Campo Maior, tendo havido algumas críticas construtivas, nomeadamente no respeitante à informação. O certo é que têm havido algumas melhorias ao nível dos espaços noticiosos da RCM, tirando a semana passada, na qual nem todos os dias existiram informações pelo menos online (clique aqui para aceder ao sitio da RCM).

Em termos informativos locais, temos ainda o quinzenário “Região em Noticias de Campo Maior”, o qual devido a ter uma publicação periódica de 15 em 15 dias, quando publicado traz alguma informação “ultrapassada”, ou seja, em quinze dias acontece muita coisa, de certo que muitas notícias ao final desse período de tempo já não o são e nem detém interesse. Além isso, tenho visto algumas reportagens com informação pouco cuidada, convido-os a visitarem o Blogue Maré Baixa, onde está explicito um destes casos (clique para ver).

Outra fonte de informação do nosso concelho, que nunca mais se viu por aí, é o Boletim Municipal, o qual nos trazia ao dia algumas das intervenções realizadas pelo Município. Lendo uma acta de uma reunião de Câmara, soube que existia intenção de lançar o dito Boletim. O referido é sempre bem-vindo, desde que traga informação útil e não propaganda política. Muitas vezes se não possuíssem essas propagandas, não seriam lançados, mas mesmo assim não deixam de nos dar informações (atenção que isto é a nível nacional).

Na minha opinião, existe notoriamente falta de informação em Campo Maior, deveria dar-se uma maior atenção a este aspecto. Entendo que na situação do Jornal, talvez economicamente não seja viável. Já a RCM, poderá fazer melhor, tendo o privilégio de ser o único meio de informação Campomaiorense actualizável dia-a-dia. Quanto ao Boletim, seria interessante que tivesse uma cadência certa e que fosse um meio de informação útil para os Campomaiorenses.

E vocês que acham sobre este assunto meus caros?

Existe falta de informação? Se sim, que soluções?

Cumprimentos.

PS: Não deixem de votar na sondagem relacionada com o exposto.

PS1: Não me esqueci dos meios de comunicação de Elvas, os quais também prestam um serviço razoável ao povo de Campo Maior, mas quis dedicar o post em exclusivo aos meios Campomaiorenses.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vamos comer ao Churrasco de São Pedro!

O Churrasco de São Pedro foi considerado como o melhor Restaurante Campomaiorense, com um esmagador 46%. A verdade é que este Restaurante tem pratos muito bons, sendo muito procurado pelos nossos vizinhos espanhóis, porém existe quem se queixe da falta de espaço nos dias de mais azáfama, mas a verdade é que a maioria destes locais de boa qualidade e alguma fama têm quase sempre esse problema.

Em segundo temos o ApertaAzeite com 26%, este Restaurante tem num dos seus pontos fortes a sua mudança de menus, não se tornando monótono, primando também pela qualidade.

Em terceiro com 6%, temos a Lira Dourada, onde se come um bom peixe grelhado. Na posição seguinte, aparece o Restaurante Vitória com 5%, sendo que as restantes opções aparecem depois todas muito igualadas com percentagens entre os 3% e os 0%.

Estão de acordo com os resultados?

Cumprimentos.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Viva ao Luxo!

Para suportar o texto e entender o mesmo, deve observar-se a foto abaixo exposta.

(clique na imagem para melhor visualização)

Ontem ia passando junto ao Mártir Santo, quando olhei para uma das paredes do Convento, onde uma boca/torneira de água municipal (não faço ideia se a designação está correcta), instalada nesse local tinha uma mangueira ligada, nada seria anormal se algum colaborador da Câmara tivesse a utilizar essa água.
Porém, a mangueira vai directamente para a “urbanização” do Mártir Santo, ou seja alguém não anda a pagar a água a Aquamaior!
Até se deram ao luxo de levantarem as pedras da calçada da rua e meter a mangueira por debaixo das ditas, excelente não acham? Que trabalho de engenharia! Depois já no outro lado da rua, é visível a mangueira a subir a muralha.

Sinceramente, nos dias que correm, com as dificuldades que muitas famílias passam, acho inadmissível esta situação, os Campomaiorenses pagam a sua água e mal deles que não o façam, pois correm o risco de abrir a torneira e a mesma não correr. Agora estes senhores, não sei porque razão tem estas benesses. Sei que existem mais situações desta natureza, das quais esta etnia beneficia (subsídios e afins), porém esta é tão descarada, que achei que merece a ser divulgada.

A tolerância com esta gente não é um exagero?

Cumprimentos.

PS: Vou tentar obter melhores fotos.

domingo, 19 de outubro de 2008

Comentário da Semana (8)

Espero que o fim-de-semana esteja a correr de feição.

Leiam o post todo, antes de fazerem juízos de valor erróneos (digo isto por causa das más disposições).

O comentário desta semana, foi escolhido no Post "Município Campomaiorense Inova", este foi escrito pelo Sr. Siripipi Alentejano, sendo que escolhi apenas parte do dito, a qual é pertinente e alusiva ao post.

O caso não é único por ironia do destino, essas trabalhadoras como algumas dezenas de outros seus colegas estão mal aproveitados. (...)
A gestão de Pessoal num Município é uma das competências próprias do Presidente da Câmara, é ele que propõe a sua admissão, neste momento o Pessoal ao serviço do Município cifra-se em mais de 250 Funcionários e eu gostaria de saber, como a maioria dos Campomaiorenses, qual o serviço que fazem se há tão poucas obras em curso.
A Admissão de Pessoal além do Quadro, o que lhe poderá dar votos é a sua mais-valia e neste momento já se está preparando para retirar dividendos...”
(Sr. Siripipi Alentejano, 16 de Outubro de 2008)

Em muitos locais (empresas, municípios, entre outros) existe pessoal mal aproveitado, nem sempre é fácil fazer um devida gestão dos recursos humanos, porém em algumas situações uma reestruturação seria necessária. Acredito que existe lugar para todos, sendo que alguns poderão ainda ser mais úteis do que o são hoje, como por exemplo, alguns licenciados que fazem serviço meramente administrativo.

A questão que gostava de ver discutida, é a seguinte: Serão de facto que os quadros do nosso Município, asseguram votantes suficientes, para que o presidente em funções e que vai ser candidato a um novo mandato, tenha os votos que cheguem para a sua eleição?

Pensemos, se formos por esta lógica, lembrem-se das últimas eleições municipais, quem ganhou? Porém quem detinha mais "colaboradores" a votar, de facto não foi essa "facção" que ganhou. Certo?

Até que ponto será o dito a negrito no comentário da semana é influenciável?
Não será de facto que as propostas e o trabalho fazem a diferença? Ou o local onde trabalham influência o vosso voto?


Cumprimentos.

PS: A imagem do post nada têm a ver com esta situação, mas achei engraçado compartir com vocês.