sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mais & Menos (11)

Boas, o fim-de-semana está a bater à porta…dia de Mais & Menos.

Mais – Empresas Campomaiorenses. Pequenas, médias e grandes, a verdade é que se têm portado todas com grandeza e ética. Estamos a passar como sabemos por uma crise económica, que caminha a passos largos para uma crise social. Todos os dias ouvimos falar em despedimentos, porém em Campo Maior as empresas têm-se “portado bem”, não havendo notícias de despedimentos, com a excepção da já falada aqui fábrica da borracha (onde os contratos não têm sido renovados). Como tal, é de louvar esta situação e fazer votos de que se mantenha.

Menos – O nível da água na Barragem do Caia. Foi através do blogue “Gambozino Alentejano” que “acordei” para esta situação.
Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, o nível da albufeira em Outubro de 2008 pouco ultrapassava o valor de 43% da sua capacidade. Como elemento de comparação, no mesmo mês do ano de 2007, estava com cerca de 60% da capacidade máxima.”
(Gambozino/ Título: Barragem do Caia, dia 14 de Novembro).

Sugiro que leiam o texto exposto no "Gambozino" na totalidade (clique aqui).

E os vossos Mais & Menos quais são?

Cumprimentos

Excelente fim-de-semana!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

De Blogue a Blogue, Cidade d' Elvas

O Cidade d’ Elvas, começou as suas exposições no dia 16 de Janeiro de 2008, este tem mantido até hoje uma postura construtiva e positiva, sendo um dos blogues Elvenses mais respeitados.
Decidimos entrevistar este blogger, por ser uma referência para o “Ó mê belo Campo Maiore…” e também por haver questões que são interessantes serem vistas na perspectiva do nosso vizinho.

- O que é o "Cidade d' Elvas"?
O cidadelvas é um espaço de debate e troca de ideias sobre a cidade de Elvas, onde as sugestões aparecem de uma forma aberta, saudável, sem rodeios mas onde a ética e o respeito predominam. Um espaço livre dissociado de qualquer associação ou partido político.

- Um blogue pode ser um meio de consciencialização local?
Sem dúvida nenhuma. Poderá servir como complemento a tantos outros meios se for bem utilizado e bem interpretado, basta para isso haver uma boa aceitação por parte de todos. O mais importante é ser visto de forma sempre democrática e onde a critica deverá ser sempre construtiva.

- O "Cidade d' Elvas" tem um projecto próprio, possui um programa? Qual?
O objectivo de este blog é como já referi debater tudo o que se relaciona com a minha cidade. Procura demonstrar o amor que todos sentimos por Elvas apontando o que possivelmente esteja mal e enaltecendo o que de bom se faz nesta terra. Através do debate e da troca de ideias todos poderemos ajudar por uma Elvas melhor.

- Que balanço que faz desde o lançamento do "Cidade d' Elvas? Esta agradado com a receptividade do blogue?
Extremamente positivo, nestes quase 10 meses apenas retiro uma coisa negativa de toda esta experiência, a falta de ética, educação e respeito de alguns comentadores que me obrigaram a moderar os comentários.

- Qual a sua opinião sobre o frenético desenvolvimento das novas Associações Elvenses? Acha que é uma situação temporal?
As associações recém criadas em Elvas vêm de encontro a uma necessidade premente do tecido empresarial da cidade. Em Elvas neste momento não existia uma associação que viesse dar apoio aos empresários locais e a todos aqueles que futuramente se quiserem estabelecer no concelho. Uma “ferramenta” importantíssima a meu ver para o futuro que se espera risonho a nível empresarial para o concelho com as oportunidades que se avizinham com a chegada da plataforma logística, assim as saibamos aproveitar.
Apesar de tudo penso que neste aspecto se passou do oito para o oitenta, do não existir nenhuma para o existirem de 3 associações. (agora “apenas” 2). Na minha opinião penso que uma será o ideal, uma cidade como a nossa não suportará duas associações que se querem a trabalhar em prol do mesmo.

Sente que existe péssimo entre os Elvenses, no que respeita ao possível encerramento do Hospital de Santa Luzia ou da perca de valências?
Penso que será mais desconfiança, depois do que aconteceu aos militares na nossa cidade e à maternidade é para estar realmente preocupado. Espero bem que tudo se resolva da melhor maneira e que se confirmem todas as garantias dadas pelo Presidente da Câmara e pelo próprio Primeiro-ministro.

- Nova Plataforma Logística, realidade ou ficção? A crise económica, poderá causar a morte deste projecto?
Na minha opinião penso e quero acreditar que será uma realidade, será o grande motor para o desenvolvimento da região. Teremos de nos preparar para uma nova realidade que aí vem, muita coisa ainda se terá de fazer.
É certo que a crise económica poderá ser um entrave a tal desenvolvimento mas sou optimista por natureza e acredito que só com investimentos de este tipo poderemos ultrapassar esta crise.

- Qual a sua opinião sobre Campo Maior?
Uma Vila amiga e cheia de encanto, com grandes potencialidades, embora eu ache que deveria estar mais “perto” de Elvas. Penso que em muitos aspectos vivemos ainda de costas voltadas, embora já tenha sido bem pior.

- Quer deixar alguma mensagem para os leitores do "Ó mê belo Campo Maiore…"?
Que apoiem o blog , sejam participativos e construtivos através dos seus comentários. O blog pode ser um meio de consciencialização local como aqui foi referido onde todos podem ter voz, basta para isso que todos queiram que assim seja. Um blog pode ser uma fonte de informação para todos, este blog cumpre esse requisito sem dúvida nenhuma, preservem-no e mantenham-no vivo.
Cidade d´Elvas/ www.cidadelvas.blogspot.com

Estejam à vontade para comentar…

Cumprimentos.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Feira Nacional de Olivicultura , Quais as Vantagens?

Estive indeciso entre dois temas, mas como estamos em tempo da colheita da azeitona, que este ano tem sido mais a colheita dos caroços, devido ao “mau tempo”, decidi optar por trazer o tema da Feira Nacional da Olivicultura (FNO).

Para o ano segundo será de prever, Campo Maior irá receber mais um ano a FNO, como tal, será interessante reflectir sobre a referida.

A FNO tem vindo a albergar, um número cada vez maior de expositores, além isso tem vindo a afirmar-se de fundamental para a promoção e valorização da olivicultura, uma das principais actividades agrícolas em Campo Maior.
Um dos principais destaques deste evento é a realização do Concurso Nacional do Azeite, sendo um dos mais prestigiados concursos do género em Portugal Até aqui tudo bem e de louvar.

Mas que têm ganho Campo Maior com a FNO?

Não temos um lagar, nem uma cooperativa e pouca tem sido a promoção feita à Azeitona de Conserva de Campo Maior e Elvas de Denominação de Origem Protegida (azeitona conhecida popularmente por azeiteira), salvo excepção da Agrodelta. Em abono da verdade é de destacar o Lagar-Museu, o qual celebra as nossas raízes.

As feiras do tipo da FNO, servem como promotor de um determinado tema, porém as suas sinergias devem ser aproveitadas para alcançar outros objectivos e isso na minha perspectiva não tem sido uma realidade.

Quanto à Feira em si...

Quem foi à Feira da Vinha e do Vinho em Borba nesta última edição, pôde contemplar uma feira recheada de pessoas, apesar dos 2,50€ de entrada. A promoção, a organização e o formato da feira fizeram a diferença, tornando-a apelativa e o resultado foi a adesão das pessoas mesmo em tempos de crise. Quero com isto dizer, que se deveria olhar à nossa volta e repensar toda a formulação da FNO, sem entrar em disparidades.

Fica aqui a minha opinião, qual é a vossa?

Cumprimentos.

PS: O Post serve para dar inicio a uma Nova Votação. Não deixem de Votar!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Acreditamos...

Acreditamos! Ainda bem, enquanto houver esperança…

Dos inquiridos, 63% (optimistas) acreditam na concretização do projecto da Plataforma Logística do Caia, os restantes 35% não acreditam (pessimistas).

Esta infra-estrutura embora não venha a ficar em Portugal, é de vital importância para o desenvolvimento da nossa região. Pois se tal se vier a concretizar, algumas empresas ponderam vir para este local. O facto de ficarmos no meio entre as capitais ibéricas é de vital importância.

Hoje saiu num jornal nacional, que a obra do TGV é mesmo para avançar, sinceramente esperemos que sim…

Cumprimentos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Obama Campomaiorense...

Este post foi sugerido pelo Sr. Jack The Ripper. Agradeço a sua colaboração Jack!

Barack Hussein Obama II (Honolulu, 4 de Agosto de 1961), é um político dos Estados Unidos da América, que foi eleito o 44º presidente do seu país, pelo Partido Democrata. Obama foi o primeiro afro-americano a ser eleito presidente dos EUA.

Obama é isto e muito mais, é uma pessoa que trouxe a esperança ao Mundo, pelo menos aqueles que acreditam que a eleição do dito pode significar uma viragem nas políticas dos EUA e consequentemente das políticas mundiais. Para que possamos dar um passo em frente e fazer deste mundo um local mais apetecível e justo. Para outros não passa de mais um politico…

Posto isto…

Pergunto a vocês meus caros, onde está o nosso Obama Campomaiorense? Quem poderá ser o nosso Obama Campomaiorense? Quem é essa personalidade que têm capacidade para nos ressuscitar deste marasmo em que Campo Maior se afundou?

Vamos a isto, digam nomes… justifiquem as vossas escolhas! Só existe uma condição, que não esteja inserido neste momento na política.

De certo conhecem pessoas com valor…

Cumprimentos.

domingo, 16 de novembro de 2008

Comentário da Semana (12)

Eis o Comentário da Semana:

Espaços vocacionados para a cultura nunca são demais, com mais ou menos qualidade, o importante são as iniciativas e as actividades que nestes espaços ocorrem. Teatro, dança, fotografia, pintura são algumas das actividades que o Centro Cultural nos tem proporcionado e bem. Posso apenas deixar aqui uma sugestão, numa vila onde a leitura é relegada para segundo plano, seria talvez boa ideia tentar que o lançamento de um livro de um qualquer autor consagrado da nossa praça tivesse lugar no nosso Centro Cultural, cativando assim, talvez o interesse dos campomaiorenses pela leitura. Quanto à avaliação que dou ao Centro, no meu entender acaba por ser positiva.
(Latino, 12 de Novembro de 2008)

Achei interessante o comentário por falar de literatura, algo ainda não abordado n' " Ó mê belo Campo Maiore...", a propósito que dizem da nossa Biblioteca? Frequentam a dita?


Cumprimentos